O termo Cosplay (Costume +play = Traje + Interpretação) já é bem familiar a quem frequenta comicshops ou eventos de mangá e anime. E foi graças a eventos organizados por fãs que a prática, já sedimentada no Japão, Estados Unidos e Europa, se tornou popular no Brasil.


Seu início remonta às Convenções de Ficção Científica na America dos anos 30/40, quando alguns apreciadores compareciam em trajes especiais que remetiam a personagens de livros ou filmes de ficção científica. Alguns trajes inclusive eram criados especialmente para o evento sem vínculo com obras anteriores. Com a série Jornada nas Estrelas, anos 60s , mais fãs começaram a difundir o Costuming (termo usado na época) em convenções de ficção científica.

A prática chegou ao Japão nos anos 80 levada pelo editor/produtor Nobuyuki Takahashi, que cunhou o termo Cosplay em revistas de ficção científica.

 Adaptando-se aos costumes locais, a interpretação de personagens foi ganhando força junto aos fãs que agora passavam a personificar seus heróis favoritos de mangás e animes. Com o tempo a evolução das técnicas de maquiagem e modelagem de aparatos, as indumentárias foram ficando cada vez mais fiéis aos personagens e mais refinadas. Os comics, video games, filmes e seriados também passaram a ser referencias e inspirações para os fãs incorporarem.
No Brasil, os fãs de Star Trek (Jornada nas Estrelas) abriram alas para as novas gerações de Cosplayers, pois além de usar os uniformes em convenções faziam isso nas estréias cinematográficas da série gerando com isso muita mídia espontânea para a franquia da Paramount Pictures.

Nos anos 90 o Japão começou a dominar o mundo do entretenimento global através dos mangás e animes, enraizando no mundo pop um estilo peculiar de quadrinhos e animação. Junto disso vieram os eventos de mangá e anime… e os fascinantes Cosplays.

Hoje em dia existem várias categorias de Cosplay, trazendo das mais refinadas e audaciosas elaborações às mais rústicas e grosseiras. Há campeonatos mundiais, com etapas e Pré-seleções em cada país e nas principais capitais. Existem premiações milionárias e premiações simbólicas, mas para o Cosplayer (o praticante do Cosplay) nada é mais gratificante do que prestar uma sincera homenagem ao personagem que está representando.

Mais:
COSPLAYBR
Cosplay.com
Comicscosplay.com.br