terça-feira, 26 de abril de 2011

Gibiteria Ravena: A Magia subterrânea dos Quadrinhos!


Existem poucas Gibiterias em Fortaleza. Essa escassez de espaços para compra de quadrinhos faz com que cada lugar especializado no gênero se torne louvável pela simples razão de ocupar espaço num mercado tão incerto e cheio de dificuldades quanto é este da arte sequencial. Mesmo assim, uma pequena loja na Rua Solon Pinheiro, no Centro, arriscou a sorte. Desde que abandonou o antigo nome "O Porão" e adotou um novo, "Ravena", tem garantido seu espaço à sombra conquistando colecionadores de gibis, toy figures, mangás e público diverso. 



Ravena é uma loja pequena e até certo ponto consideravelmente desconfortável. No entanto, seu número de títulos e a diversidade de seu acervo são pontos que lhe conferem uma singularidade servindo como um deferencial que supera um possível desagrado inicial. Os principais títulos em circualção nas bancas estão lá, além de números atrasados de comics, gibis, mangás e revistas diversas. Há também uma grande qantidade de DVDs de animes e supersentais. 

 Os saudosistas vão se deparar com DVDs dos Changeman, Black Kamen Rider ou ainda mais
antigos como National Kid, Viagem ao Fundo do Mar e Hopalong Cassidy. Aos ávidos por material mais antigo, há títulos dos anos 1980 e 1990 por preços acessíveis à partir de R$2,00, e quadrinhos clássicos de outras décadas, a maioria bem cuidados e conservados, alguns em capa dura e outros em
compilações especiais e mesmo algumas raridades - a maioria em língua portuguesa. Coisas como "A Morte do Superman" original, ou "Crise das Infinitas Terras", "Batman: Ano Um" junto com "Dias de Um Futuro Esquecido", "Guerras Secretas", a coleção Dylan Dog da Conrad e mesmo "Epopéia Tri" já estiveram por lá com preços acessíveis que não os tornavam troféis inalcançáveis nem ridicularizavam sua importância. Infelizmente, esses quadrinhos raramente ficam mais que uma semana na loja, isso quando não foram encomendados e estão simplesmente esperando pelo dono. Essa rotatividade de material fica bem evidente na sessão de RPG em que jogadores nostálgicos poderão achar livros de suplemento de AD&D e mesmo um raro Karameikos num dia de sorte, mas, novamente, sua presença ali tende a ser deveras curta.

 Os mais cobiçados artigos da loja, no entanto, não são os quadrinhos, mas os colecionáveis - os "toy figures" articulados ou estatuetas de personagens de quadrinhos, filmes, animes ou mangás. Assim como no caso de alguns quadrinhos boa parte foi previamente encomendada, mesmo assim, as chances de adquirir esses itens a preços justos são boas. Os melhores colecionáveis costumam ficar lacrados em suas caixas originais, o que garante sua qualidade. Os itens que não estão em caixas originais ficam acondicionados em plástico ou em embalagens transparentes – alguns repassados adiante por colecionadores. Além disso, cards (comumente em coleções completas) pôsteres, quadros, livros, quadrinhos independentes, DVDs de filmes, séries e pornôs de todos os tempos encontram seu lugar ao lado de edições da antiga Heavy Metal e camisas de supers. 



A principal loja Ravena fica na Rua Solon Pinheiro, 279 - Loja 04 - Centro (esquina com Duque de Caxias, próxima à Praça Coração de Jesus. Fone 8813.9979), mas do mesmo proprietário há também uma pequena “banca-sebo” que merece uma visitação nos arredores do Teatro José de Alencar. Texto por Luís CS. Roteirista, Cronista, Espeleólogo de Gibiterias e Paleontólogo de mitos quadrinísticos, habilidades ocultas sob o manto cotidiano de professor, revisor e redator publicitário. Visite o roteiroZ&Apneia, o blog do Luís CS sobre quadrinhos e cultura nerd: http://roteirozeapneia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário