segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Fora de Órbita 03 - O episódio em que eles falaram de clones e outras coisas

As experiencias com videocasts continuam, enquanto não encontramos o melhor aproveitamento para o substrato vamos otimizando o ph dentro das condições disponíveis. Nesse episódio Lima e Marreiro tecem um papo semiótico e em segunda análise meta-linguístico.

Produção e apresentação Fernando Lima e JJ Marreiro, Efeitos visuais: Fernando Lima, Direção de Palco: Eduardo da Silva Pereira,Assistente de Produção: Diego Silveira. Agradecemos à bruxa solta por todos os objetos, lâmpadas e biombos destruídos durante a produção deste episódio... O que não te destrói te deixa com sérios prejuízos:) Sem mais lenga-lenga clica lá pra acompanhar esse papo que está cada vez mais Fora de Órbita.


quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Fantasma Escarlate – ESPECIAL em CORES!



Ecologia e Tecnologia dão o tom das aventuras do Fantasma Escarlate. O personagem, que mistura influencias da Hanna-Barbera com os Tokusatsus (Seriados Japoneses), surgiu de maneira inusitada: Ao ser convidado para uma festa a fantasia, o desenhista Fernando Lima percebeu que não tinha vestimenta apropriada para a ocasião e resolveu desenvolver um traje próprio. Muitas pessoas quiseram saber quem era o personagem e isso o instigou a criar seus quadrinhos. Na trama, um jovem guerreiro faz uso de uma avançada tecnologia alienígena a serviço da humanidade. Com seus poderes e auxiliado por sua parceira “Radar” eventos sobrenaturais tornam-se seu cotidiano.
 
Após sua estréia (2009) no site armagem.com, o personagem ganhou uma revista digital distribuída em diversos sites. O Fantasma Escarlate também aparece como uma das atrações da revista Herói Z (março/2011) e estrela agora sua própria revista: As Aventuras do Fantasma Escarlate – Especial em cores.



As Aventuras do Fantasma Escarlate
(Especial em Cores)
Lançamento: Laboratório Espacial
Editores: Fernando Lima e JJ Marreiro
Formato: A5 – 24 páginas COR
Informações anuncios e pedidos:
contato@laboratorioespacial.com
Cx Postal 52708
CEP: 60150-970
Fortaleza-CE

Fantasma Escarlate no Armagem.com (Várias HQs)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Fernando Lima & JJ Marreiro falam de Publicações Independentes na Gibiteca de Fortaleza!


hzgibtca-web
HZTEAM_01_webFernando Lima foi um dos editores do PIUM, Jornal e posteriormente Revista da Oficina de Quadrinhos, foi colunista do Jornal O Povo, tirista e editou alguns materiais independentes como o Relatório da Situação (publicação direcionadas a fãs de Star Trek e afins) . Marreiro por sua vez editou o Pergaminho (considerado pela revista Roleplaiyng um dos Primeiros fanzines de RPG do país) e foi vencedor ao lado de Daniel Brandão e Geraldo Borges de 3 troféus HQMix com o fanzine Manicomics. Ao lado de amigos da Oficina de Quadrinhos, Lima e Marreiro invadiram os quadrinhos digitais com o site www.armagem.com e atualmente conduzem o planejamento editorial do selo Laboratório Espacial publicando suas próprias obras e de outros artistas em parceria com Luís CS (editor do blog Roteiroz & Apinéia).

Fernando Lima e JJ Marreiro começaram a produzir quadrinhos desde cedo, o primeiro acabou enveredando pelo ramo do Jornalismo enquanto o segundo seguiu uma formação ligada a Publicidade. A Oficina de Quadrinhos da UFC acabou promovendo os primeiros trabalhos conjuntos da dupla, normalmente abordando temas como ficção científica, fantasia medieval, humor e terror.
No sábado 17 de dezembro (2011), 9:00, a dupla vai falar sobre Publicações Independentes, naming, linha editorial, público alvo, divulgação, posicionamento e follow up além de abordar os lados positivos e negativos de ser o editor de seu próprio material indo dos fanzines às edições cooperadas. O encontro foi organizado por Geraldo Borges (Quadrinhos Estúdio de Desenho) e será aberto ao público. Para os alunos do Quadrinhos Estúdio o curso constará como conteúdo dos cursos regulares.
MAIS:
Armagem.com
Herói Z
QUADRINHOS Estúdio
Oficina de Quadrinhos da UFC
SQUARE--594

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Fora de Órbita 02 – O episódio em que eles falaram sobre REBOOTs

Segundo episódio do Videocast Fora de Órbita apresentado por Fernando Lima e JJ Marreiro. Equipe técnica: Diego Silveira e Débora Cavalcante.

O Laboratório Espacial, como o nome sugere é um ambiente direcionado a experimentos diversos, embora inicialmente focado em quadrinhos, assuntos periféricos tem se mostrado democraticamente presentes neste espaço quer venham do cinema, dos cartuns, literatura ou tv, a proposta é ter espaço e fomentar produções ligadas a criatividade, cultura e entretenimento.

Parte das experiencias do Laboratório espacial podem também ser conferidas no formato impresso como nos quadrinhos: Herói Z, Fantasma Escarlate e a coletânea "Fui eu que fiz isso aí" em parceria com o blog Z&A. Nesta segunda experiencia de videocast continuamos a testar equipamentos de video e aúdio e enquanto vamos realizando descobertas e experiencias vamos seguindo com esse papo levemente FORA de ÓRBITA.


Uma Senhora Enciclopédia





Sebastião Seabra, Gedeone Malagola, José Magnago, Mino ao lado de Will Eisner, Jack Kirby, Flávio Colin, Júlio Shimamoto, Henfil e Moebius. Assim é a ENCICLOPÉDIA dos QUADRINHOS, L&PM Editores. Fruto de uma pesquisa visivelmente extensa (e possivelmente estafante) a obra reúne nomes de escritores, desenhistas, autores, faneditores e pesquisadores de diversas origens.

O crítico de cinema, pesquisador, publicitário e jornalista Hiron Cardoso Goidanich (Goida) e André Kleinert pesquisador, jornalista, advogado, colecionador são os responsáveis pela maratona que resultou num dos mais completos manuais de referencia sobre quadrinhos e autores da atualidade.
São 536 páginas com referencias às pessoas dos quadrinhos e seus trabalhos numa diagramação leve, mas objetiva adicionada a um texto agradável e rico de referencias, a Enciclopédia dos Quadrinhos toma de assalto o mercado das publicações sobre arte-sequencial não apenas oferecendo vasto material de pesquisa como comprovando a força da produção independente na solidificação do quadrinho como arte, produto e linguagem.
Nota: André Diniz, Antonio Eder, Daniel Brandão, Francinildo Sena, JJ Marreiro, Laudo, Klévisson Viana estão comtemplados no livro com verbetes. Registramos a ausência sentida de Gian Danton, Jean Okada, Sidney Gusman, Geraldo Borges e Geraldo Jesuíno.
MAIS:
Enciclopédia dos Quadrinhos-L&PM
Matéria na revista eletrônica O Grito
Entrevista em vídeo curto com Goida