sábado, 27 de fevereiro de 2016

Os OVNIS estão sobre nós!


Que eles estão povoando os livros, filmes, séries de tv, animação e quadrinhos todos nós já sabemos. Que eles são um elemento forte na cultura popular do mundo todo, inclusive relacionados com fatos históricos (verídicos ou não) nós também sabemos. Então nada mais justo do que levantar algumas considerações traçando um pequeno paralelo entre a mitologia e a realidade dos fatos, embora a própria realidade seja uma caixinha de surpresas e todos tenhamos, até aqui, dado o melhor de si para chegar a um bom resultado.

1) Em primeiro lugar: UFOLOGIA NÃO É FICÇÃO CIENTÍFICA! Ufologia ,  termo derivado de UFO - Unidentified Flying Object, é o termo aplicado à disciplina que investiga Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs). Note, se você vê algo pairando no céu e não consegue saber sua procedência, trata-se, para você, de uma "coisa voando que eu não sei o que é", ou seja: um Objeto Voador Não Identificado. O grande equívoco do uso dos termos Ufo e Ovni deriva de que muita gente chama naves alienígenas de UFO e OVNI. Ora! Se o observador já entende que o objeto trata-se de uma nave extra-terrena, tal objeto NÃO é mais um "Objeto Não Identificado".  Próximo equívoco: achar que tudo que está no céu e não é identificado pelo observador É uma nave extraterrestre. Balões meteorológicos, aviões experimentais, helicópteros, satélites, fenômenos ópticos diversos, defeitos ou manchas no equipamento de observação (inclusive nos olhos do observador) podem ser facilmente chamados de OVNIs. Hierarquicamente : Nave Extraterrestre é a última (e menos crível) classificação para definir um OVNI. Menos crível porque requer uma quantidade de provas e fatos observáveis que comprovem esta designação. Não é objetivo deste texto desqualificar a observação de naves, mas explorar um pouco o assunto e instigar sua própria investigação sobre o tema. Então encerrando o primeiro tópico: Ufologia não é Ficção Científica (embora seja uma rica fonte de influencia) porque a Ficção Científica pertence ao campo da literatura imaginativa, enquanto a Ufologia pertence ao campo da investigação de fenômenos.

2) Nosso segundo tópico: Os Ovnis estão entre nós? Resposta: SIM! Todas as vezes que, olhando para o céu, vemos algo que não conseguimos definir, podemos, na nossa concepção designar de Ovni. Entretanto, como já vimos, devemos investigar um pouco mais antes de afirmar tratar-se de uma nave.

3) Existe uma relação entre o sobrenatural e os Ovnis? Sim! Nós,
os seres humanos, estabelecemos esta relação. Isto é útil para uma investigação fenomenológica? Não. O tema é apaixonante, instiga nossa imaginação, atiça nosso desejo de não estarmos sozinhos no universo, e se ele é infinito, seria um desperdício ser ocupado apenas pelos habitantes deste nosso planetinha azul. Esse nosso desejo de querer tocar o intangível, de querer olhar o cerne dos mistérios universais, essa nossa sanha de crer nesta grande complexidade, de querer enxergar o mínimo que seja dentro de um grande enigma cósmico, move alguns a investigá-lo e, a outros, fragiliza pois esta crença e esta vontade de crer é o combustível perfeito para a exploração dos charlatões e dos sensacionalistas.

E não é fácil desmascarar o charlatanismo nestes tempos onde a riqueza de informações está aí ao alcance de todos, cheia de releituras e reinterpretações que podem fundamentar qualquer crença: desde os que acreditam que o homem não pisou na lua aos que dizem que a terra é plana: Todos apresentam provas incontestes.

A exploração comercial da credulidade não é uma prática nova. Livros apresentando argumentos e especulações intermeadas de fatos históricos e factoides são fascinantes e atrativos. Existem editores focados neste mercado há bastante tempo, e o livro, em si, é uma plataforma nobre dotada de uma respeitabilidade inerente, por isso muita gente se deixa levar pelo simples argumento de que "tal fato foi publicado no livro tal da editora tal". Livros também mentem, livros também são passíveis de veicular inverdades: livros são veículo para qualquer tipo de discurso ou conteúdo.

4) O Governo sabe a verdade? De acordo com os defensores da Teoria  da Conspiração não há dúvidas quanto a isto. De modo mais sóbrio, entretanto, é possível afirmar o seguinte: Os Governos (de diversos países) possuem grande quantidade de informações de diversas ordens  que não estão acessíveis aos cidadãos. Alguns governos não conseguem manter segredo da própria corrupção, guardar informações sobre OVNIS neste tipo de cenário mostra-se ainda mais complicado. No Brasil se houvesse alguma prova objetiva de contato extraterrestre isto já teria sido usado como cortina de fumaça para abafar alguns desses diversos escândalos de corrupção aos quais, como brasileiros, estamos tão acostumados.








5) A Verdade está lá fora? Sim. A verdade está no espaço, mas depende de equipamentos de observação refinadíssimos e de métodos de avaliação extremamente criteriosos e financiamentos paquidérmicos, mesmo assim é bom salientar que a verdade sempre foi editada pelos detentores do poder. A verdade dos fortes é sempre mais poderosa que a verdade dos mais fracos, mas não nos custa desconfiar.

Considerações sobre vida extra terrestre feitas por um dos mais respeitados cientistas do nosso tempo, o fã de Jornada nas Estrelas, Stephen Hawking"A Terra surgiu há 4,6 bilhões de anos e era provavelmente quente demais durante aproximadamente o primeiro bilhão de anos. Então a vida apareceu na Terra dentro do meio bilhão de anos em que era possível, o que é um tempo muito curto comparado aos dez bilhões de anos de tempo de vida de um planeta do mesmo tipo que a Terra. Isso sugere que a probabilidade de aparecimento de vida é razoavelmente alta. (...) No entanto, nós ainda não fomos visitados por alienígenas. Eu estou descartando os relatos de OVNIs. Por que eles apareceriam apenas para loucos e esquisitos?" Este depoimento é de 2008 e o link para o vídeo completo está abaixo da matéria. O cientista leva em conta as tentativas de captação de sinais de rádio e transmissões semelhantes para deduzir que no raio de alcance desses medidores não existem transmissões que indiquem uma civilização em nossa galáxia em estágio de evolução semelhante ao nosso. Em um depoimento ao Discovery Channel: "A vida biológica seguramente existe em muitas partes do Universo. Além da superfície planetária, poderia se encontrar nos núcleos de estrelas e nos espaços cósmicos em forma de nuvens de microorganismos".



Em outra oportunidade Stephen Hawking declarou: “Podemos não saber muito sobre extraterrestres, mas sabemos sobre os humanos. O contato entre os humanos e outras criaturas menos inteligentes tem sido desastroso e os encontros entre sociedades avançadas e primitivas tem sido péssimo para os menos avançados”. Em oposição ao pessimismo de Stephen Hawking , Ann Druan, Diretora Executiva da Cosmos Studies e consultora da NASA declarou:" “Podemos chegar a um período no nosso futuro onde superamos a nossa bagagem evolutiva e evoluímos para nos tornarmos menos violentos e míopes. A minha esperança é que as culturas extraterrestres não sejam só tecnologicamente mais avançadas, como também mais conscientes da raridade e da preciosidade da vida no cosmos”.

Concorda? Discorda? Muito pelo contrário? Amplie o debate, deixe links e informações adicionais nos comentários. O Laboratório Espacial agradece sua participação.

MAIS:

http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2013/04/ufos-hqs.html
Eric Von Daniken, Deuses Astronautas: A farsa:

Neil Degrasse Tyson: Vida no Universo

Nenhum comentário:

Postar um comentário