domingo, 21 de fevereiro de 2016

Tiras: Tamanhos e proporções!



Uma Tira é uma História em Quadrinhos curta. Embora possua um caráter "simplificador" esta conceituação lança alguma luz sobre os laços que unem as tiras e as histórias em quadrinhos. Por seu caráter objetivo e pela velocidade de leitura, a tira é de fácil assimilação para diversos públicos, tendo nascido nos jornais e migrado ao longo dos anos para livros, revistas, álbuns, posteres, material didático e publicitário. As tiras de humor que veiculam piadas curtas são as preferidas no gosto popular, mesmo que possam explorar qualquer gênero.




Uma dúvida comum que surge no início do trato com criação de tiras é: "Que tamanho devo desenhar minha Tira?". Bem, vamos lá. O tamanho mais tradicional é o 9cm de altura por 29cm de largura. Há variações que podem surgir dependendo do cliente, dependendo do veículo ou do suporte que receberá a tira. É importante analisar esses fatores antes de iniciar a produção porque a variação de tamanhos e proporções podem impedir sua publicação ou - no mínimo - gerar retrabalho.



É sempre bom lembrar que a padronização dos tamanhos e formatos funcionam para organizar visualmente sua produção e seu portfólio, além disso ajudam a trabalhar melhor em projetos já estabelecidos (no caso das produções de linha como Turma da Mônica, Turma do Xaxado etc). Aqui deixamos algumas dicas de tamanho levando em conta a proporção para o desenho em A4. As tiras destes e de outros personagens, bem como outros formatos e tamanhos você encontrará nos links ao final desta postagem.

LINKS:
Cartoons & Comics Syndicates
Go Comics Syndicate
Syndicated Comic Strips
Creators Syndicate
Kingfeatures Syndicate
Turma do Xaxado
CENTRAL DAS TIRAS
Blog do GUABIRAS
Tiras no ARMAGEM
Como são as Tiras no Japão?

EM DESTAQUE: 

Sobre Tiras (Dica de Produção)

 https://www.tutoriart.com.br/download-fontes-gratis-para-baloes-de-dialogo-em-quadrinhos-comics/

 

Um comentário:

  1. https://multiplozine.blogspot.com.br/2017/02/formato-nos-quadrinhos-edgard-guimaraes.html

    Formatos por Luiz Antonio Sampaio, QI 141, pdf no site
    http://marcadefantasia.com/camaradas/qi/qi141-150/qi141/qi141.html

    ResponderExcluir