sexta-feira, 30 de setembro de 2016

COSPLAY MASTERS (entrevista exclusiva com Allen Uchiha e Carlos Henrique)









Não é de hoje que os Cosplays fazem parte da Cultura Pop Mundial! E o Brasil não fica de fora desta onda. Já tradicional em eventos nerds, a presença dos cosplays é um espetáculo à parte e para falar sobre isto o Laboratório Espacial convidou dois feras da criação de indumentárias e da interpretação de personagens: Allen Uchiha e Carlos Henrique, ambos integrantes do grupo Henshin Gatai, um esquadrão de fãs cujo objetivo é a difusão e a valorização do Tokusatsu.

—Como vocês descobriram o cosplay?
Allen Uchiha:  Foi por acaso. Um belo dia resolvi que iria fazer minha primeira fantasia e daí peguei gosto pela coisa.

Carlos Henrique: eu conheci na TV várias pessoas vestidas em uma entrevista. Aí gostei muito e percebi que eu também conseguiria fazer.

—Carlos Henrique, quais as características mais importantes que um cosplayer precisa ter para representar um personagem em um evento?
Carlos Henrique:  Tem que escolher um personagem que vc curte muito. Assim fica fácil representar suas características.


—De quantos eventos vocês já participaram usando cosplays?
Allen Uchiha: Eu entrei há pouco tempo na área, mas no total foram três eventos.

Carlos Henrique: Participo de eventos desde 2005. Então já tenho 11 anos em vários eventos nem sei a quantidade.

—É preciso estar inscrito em um concurso de cosplays para usar um cosplay num evento?
Carlos Henrique:  Na verdade não. Eu mesmo nunca fazia Cosplay pra me inscrever em concurso. Tipo, os meus cosplays são TOKUSATSU. É o que curto mais. O TOKUSATSU cosplay não é tão valorizado em desfiles. Não sei porquê. Na minha opinião são bem mais difíceis de fazer que um anime cosplay.

 
Mas, sobre concursos, já participei em alguns eventos e inclusive já ganhei 2 colocações num mesmo concurso. Com 2 cosplay feitos por mim. Um deles eu vesti e o outro um amigo usou no mesmo concurso.

—Allen, na sua opinião, quais os cosplays mais difíceis de fazer? Os de personagens vindos de games, tokusatsu, séries e filmes ou Quadrinhos e Mangás?
Allen Uchiha: Acho que cada gênero tem suas dificuldades, mas acho que os de Tokusatsu tem um algo a mais.

—Qual o melhor momento quando vc está de cosplay?
Allen Uchiha: O reconhecimento do nosso trabalho e as fotos. 
Carlos Henrique: Cara, é regra minha, eu consigo resistir muito mas muito tempo (dentro do uniforme ou armadura) tanto que meus amigos fica perguntando direto se estou bem.. rrssrsrs
E por conta disso eu percebo a alegria da criançada. Regra minha que eu criei é que quando eu e meus amigos estiver de Cosplay nunca dar as costas e nunca deixar de tirar foto ou abraçar as crianças. Pois o sorriso delas não tem igual. Pra elas nós somos os Heróis de verdade.

—Quais os itens de segurança, ou comportamentos, que devem ser levados em consideração para que as espadas, ou as próprias dobras da armadura não machuquem o cosplayer ou outras pessoas?
Allen Uchiha: Na maioria das vezes usar materiais não cortantes e sem risco a nossa integridade física e dos outros. 
Carlos Henrique: O meu trabalho nunca deu problema pois eu faço tudo. Desde as Armas até as Armaduras. Então, olha só, o material é bem simples: EVA, papelão e corino.

—Existe uma série de questões que um cosplayer precisa administrar além do peso de alguns uniformes, o calor ou o incômodo de algum adereço, mas mesmo diante disso tudo há o assédio dos fãs dos personagens. Que dica você daria para um fã ao abordar um cosplayer? 
Allen: Acho que para o fã o primeiro de tudo é o respeito. Depois disso é só alegria pelo momento.



—Qual a dica para quem tem vontade de fazer um cosplay e não sabe por onde começar? Qual a primeira coisa a fazer?
Carlos Henrique: Bom, olha, faça um cosplay simples para começar. Um simples que você curta muito.. utilize material simples também tipo EVA, corino, Cola de Sapateiro. E não se preocupe se vc é gordo magro... Bombado ou seco do 15 sssrsrsrs o importante é sentir a alegria de todos... Essa energia bacana não tem preço.



—Para vocês o que significa fazer um Cosplay? (pergunta para ambos, seria bacana que as respostas fossem diferentes.
Allen Uchiha: Desafio. E, depois de feito, ver no evento que tudo valeu a pena.

Carlos Henrique: Se divertir e sentir q vc tb pode ser o Seu Herói de criança nos dias de hj. É simples fazer a alegria de todos em sua volta.

—O Laboratório Espacial gostaria de agradecer a entrevista aos talentosos Allen Uchiha e Carlos Henrique e parabenizar o belo trabalho da equipe Henshin Gatai na difusão do Tokusatsu. Se quiserem deixar um recado, jabá ou dica para a galera o espaço é de vocês:
Allen Ushiha: Galera, nunca desista do que você quer fazer. Seja de um mais simples membro da Akatsuki ao mais complicado Tokusatsu, vá em frente. Será gratificante ver o resultado nos olhos dos fãs e nos momentos pós-cosplay.

Carlos Henrique: Cara, eu junto com mais 2 amigos sempre nos reunimos para trocar episódios de tokusatsus, DVDs e assistir as séries. Aí decidimos criar um pequeno grupo. Depois fomos convidados em um evento maior para palestras e apresentação de nossos Cosplays. Aí olha o que deu, hoje somos convidados em quase todos os eventos de Fortaleza.


GLOSSÁRIO:
Cosplay: Originado à partir do termo Costume Play, designa a atividade de interpretar um personagem trajando vestimenta ou uniforme o mais parecido possível com o personagem original.
Tokusatsu: Proveniente do termo tokushu satsuei (filme de efeitos especiais), atualmente designa seriados de super-heróis japoneses, a exemplo de Ultraman, Jaspion, Jiban, Kamen Rider e outros.



Aproveite para conhecer o grupo Henshin Gatai, um esquadrão de fãs que se dedica a divulgar as coisas mais legais no universo dos live-actions made in japan. Clique aqui para visitar a página do grupo no Facebook.

E já que falamos de Cosplay a dica quente em Fortaleza é a COSPARTY, que acontecerá no dia 16 de outubro (2016) na CEART na Praça Luiza Távora. Na ocasião serão arrecadados brinquedos para doar a crianças carentes. Aproveite para encontrar seus heróis favoritos, tirar fotos e saber mais sobre a incrível atividade do Cosplay. O evento não possui fins lucrativos e é aberto ao público.



MAIS cosplays no Laboratório Espacial:
HERÓIS Z COSPLAY: Os Heróis Z de carne e osso!
COSPLAYS: Materializando Sonhos
Cosplayando
 
https://www.facebook.com/MVestamparia2015

2 comentários: