sábado, 26 de novembro de 2016

Lápis, borracha, papel e uma ideia!



A rigor esses quatro elementos do título são tudo que você precisa para fazer uma história em quadrinhos, ou seja, é uma das manifestações artísticas e uma das mídias mais simples de se produzir, além do teatro (de rua) e canto, onde você não precisa de nenhuma instrumento além do próprio corpo.

Veja como algo tão simples pode oferecer resultados tão amplos: Você pode criar pessoas, você pode criar mundos, universos inteiros e o custo de produção disso é o de algumas folhas de papel, um lápis e uma borracha eficiente. E, olhe só, seu desenho nem precisa ser genial. Aliás, você nem precisa usar desenhos! Você pode usar técnicas das mais diversas como fotomontagens, xilogravura, recortes de revistas ou qualquer elemento visual que dê suporte ao que quer mostrar. Claro que se você começar a usar outros elementos, além do seu traço, nossa premissa básica de simplicidade de produção se altera um pouco, mas mesmo assim os quadrinhos ainda são mais simples e necessitam menos equipamentos que qualquer produção em cinema ou vídeo. Tanto que alguns produtores tem lançado alguns materiais primeiro em quadrinhos para facilitar a visualização da história por parte dos  executivos.

Criativamente não há fronteiras para os quadrinhos e cada informação ajuda a aprimorar sua habilidade da produção de HQs, seja no quesito imagem seja no quesito texto. No Brasil o quadrinho infantil é muito forte— veja a popularidade do material da Mônica e Disney— entretanto os quadrinhos abrigam qualquer gênero ou tema do humor ao terror e se, por acaso, você encontrar algum tema que acredite ter sido negligenciado é só arregaçar a manga e fazer você mesmo.

MAIS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário