sábado, 12 de novembro de 2016

Projeto HQ-CE & ANTOLOGIA HQ!
















A Fundação Demócrito Rocha é uma instituição criada em 1985 pelo Grupo de Comunicação O Povo, focada em educação, cidadania e desenvolvimento humano. E foi esta Instituição que deu um passo preciso, direto e decidido na direção das Histórias em Quadrinhos neste ano de 2016 por meio do Projeto HQ-CE, encabeçado pelo escritor, editor e produtor cultural, Raymundo Netto com a colaboração do quadrinista Daniel Brandão.










A coragem desta iniciativa levou os coordenadores a reunir artistas de vários segmentos da produção de arte sequencial e um corpo técnico de especialistas nas áreas de editoria, design, web, tv e cinema. Com financiamento da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Fortaleza (por meio de convênio), o projeto como um todo acabou por fomentar a produção, conectar a comunidade com a arte dos quadrinhos e mostrar que este meio tem muito potencial mercadológico.

Um curso online foi produzido por cerca de 20 autores —cada autor, ou time de autores, trabalhou um tema específico— para materializar web-aulas em vídeo e fascículos temáticos com versão impressa distribuídos gratuitamente como encarte do jornal O Povo. A versão em PDF, publicada online —junto com ferramentas tipo blog, fórum, galeria de fotos, calendários de eventos entre outras— foi disponibilizada no site do Curso HQ-CE. Um sistema de avaliação creditava o participante a receber um certificado de formação. Aqui vale notar a importância de documentos dessa natureza, não apenas para a vida acadêmica, como também para encorpar um currículo profissional.

Partindo da implementação do Curso de Quadrinhos Online, o projeto ramificou-se oferecendo cursos, oficinas e treinamentos presenciais, mais palestras e mesas redondas com editores da área, produtores culturais e secretarias de cultura (município e estado) o que promoveu para alguns a percepção do terreno fértil que é o mercado da arte sequencial como um todo.





Some-se a toda essa gama de desmembramentos, shows de Rock e exposições artísticas que tiveram culminância na exposição "Um Recorte em Quadrinhos" e no lançamento da ANTOLOGIA HQ-CE, um álbum organizado por Daniel Brandão reunindo vários artistas com produções dos mais diversos  gêneros.

Uma ANTOLOGIA como esta é um cartão de apresentação do quadrinho cearense e uma grande oportunidade para cada artista mostrar seu melhor trabalho. Uma chance de apresentar-se a editores, patrocinadores, investidores, caça-talentos e sobretudo aos leitores. Não bastasse isto, a importância desta publicação é histórica, pois poucas vezes —no Estado do Ceará— um espaço tão nobre e com tanta qualidade gráfica foi dado a autores de quadrinhos. Esta publicação completa o ciclo HQ-CE com chave de ouro, fazendo o que poucos que editam material didático de quadrinhos fizeram: editar/publicar os próprios quadrinhos. 


ANTOLOGIA HQ
Edições Demócrito Rocha
Organizador Daniel Brandão
Autores: Alex Lei, Brendda Lima, Daniel Brandão, Dharilya Sales, Deleon Stu, Cristiano Lopez, Denilson Albano, Fernando Lima, Guabiras, Heron, Jean Sinclair, JJ Marreiro, João Belo Jr, Júlia Pinto, Karlson Gracie, Lene Chaves, Lincoln Souza, Lucas Pascoal, Lucas Rebelo, Luís Carlos Sousa, Mano Araújo, Marcus Rosado, Nath Garcia, Pedro Brandão, Rafael Dantas, Ramon Cavalcante, Robério Leandro, Rod Mendez, Rodrigo Matos, Sirlaney, Thyago Cabral, Walber Feijó, Weaver.


MAIS:
Fundação Demócrito Rocha
Para adquirir publicações das Edições Demócrito Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário