sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Beto Foguete encontra Flash Gordon !











Em Fortaleza-CE, um evento muito especial tem ganhado espaço na comunidade de apreciadores de cultura pop: A Feira Livre de Quadrinhos. Surgido da necessidade de um espaço livre para troca e venda de Quadrinhos, CDs, DVDs, Toys e Action Figures, o evento passou a ser realizado numa das praças mais tradicionais da cidade, a Praça Luíza Távora (Av. Santos Dummont, 1589) onde também se localiza a Central de Artesanato do Ceará.

Uma das características da Feira Livre de Quadrinhos é sua conexão com a Cidade, com o Estado e com valores regionais. A cada edição uma equipe de artistas convidados é apresentada a um tema, e as artes elaboradas nessa iniciativa se tornam camisetas compondo também uma exposição no local do evento. A temática desta décima primeira versão foi Crossovers na Cidade. Personagens brasileiros e estrangeiros deveriam ser retratados em pontos turísticos de Fortaleza.




Beto Foguete (criação de JJ Marreiro), representando o Brasil encontrou o mundialmente famoso Flash Gordon (de Alex Raymond), ambos heróis espaciais, encontraram o caminho para este Crossover graças ao Farol Velho do Mucuripe. O Farol, construído em 1840 por mãos escravas, guarda um pedaço importante da história do Ceará tendo inclusive abrigado por muito tempo o Museu do Jangadeiro e posteriormente o Museu do Farol.



Beto Foguete é uma das várias criações de JJ Marreiro, cartunista e ilustrador que atua na área desde 1991. Três vezes vencedor do HQMix (com a publicação do Manicomics) e constando inclusive na Enciclopédia dos Quadrinhos, Marreiro criou Beto Foguete inspirado em Buck Rogers, Flash Gordon e Super Robin Hood do Espaço. Levado ao futuro contra sua vontade o personagem descobre que sua presença ali evita uma grande catástrofe e para assegurar um melhor destino para seu Planeta, Beto resolve seguir sua vida nesta nova linha de tempo. As aventuras do personagem, embora possuam um nexo cronológico, são autocontidas e podem ser lidas em qualquer ordem.


Flash Gordon, o personagem espacial de Alex Raymond, surgiu como resposta ao sucesso da tira de Buck Rogers ganhando mais longevidade e repercussão que seu concorrente original, seja pela intensidade de suas aventuras, seja pela arte impressionante de Alex Raymond.

A XI Feira Livre de Quadrinhos ocorrerá em Fortaleza-CE, na Pça Luíza Távora, Av. Stos Dummont, 1589, reunindo artistas e colecionadores. O espaço para venda e troca de Revistas em Quadrinhos e artigos colecionáveis é livre e gratuito. Os artistas que quiserem reservar mesa entrem em contato via facebook (link no fim da matéria). O evento vai de 13h às 18h.

MAIS:
O Farol Velho - Fortaleza Nobre 
JJ Marreiro Profile e Portfólio online
Flash Gordon.com

Flash Gordon e outras animações
no tema Sword Planet

Heróis do Espaço
Super Robin Hood do Espaço
Feira Livre de Quadrinhos
O Astronauta (de Maurício de Sousa) por Gian Danton e JJ Marreiro


BETO FOGUETE
Episódio: Entre Monstros e Deuses

Episódio: Malígno Desertor

Episódio: O Paradoxo Darwin

5 comentários:

  1. Falei desse Flash Gordon da Filmation
    http://quadripop.blogspot.com/2014/06/desenhos-animados-do-genero-sword-and.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu a dica oportuna, Quiof! Aproveitei inclusive para colocar sua dica nos links :) Obrigadão!

      Excluir
  2. Na Itália e na Bélgica, teve umas HQs do Flash Gordon por autores locais
    http://highcomics.blogspot.com/2017/01/flash-gordon-por-guido-fantoni.html

    http://highcomics.blogspot.com/2016/12/flash-gordon-por-edgar-p-jacobs.html

    Isso sem falar nas diversas HQs inspiradas no Flash pelo mundo como Saturno contro la terra na Itália, luke Harry no Planeta Zinder por Messias de Mello na Gazetinha, Johnny Wiking de Björn Karlström (também publicado na Gazeta Juvenil nos anos 40), Don Dixon and the Hidden Empire (1935 a 1941) de Carl Pfeufer e Bob Moore, entre outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na própria América do Norte, lar do Flash Gordon, praticamente houve uma epidemia de Flash Gordon's Look Alikes lá nos anos 40/50. Praticamente todo título de aventuras espaciais trazia algum herói levemente inspirado na criação de Alex Raymond.

      Excluir
  3. A mais recente é a webcomics Perils of Planet X, Adam Strange mesclava tudo, John Carter, Flash Gordon e Buck Rogers, na versão do Paul Pope pra Wednesday Comics mais John Carter

    www.perilsonplanetx.com/


    Citei, mas esqueci de linkar
    http://quadripop.blogspot.com/2017/01/saturno-contro-la-terra.html

    ResponderExcluir