terça-feira, 14 de novembro de 2017

Jack Kirby: Eterno



O Trabalho de Jack Kirby, o  Rei dos Quadrinhos, influenciou gerações de leitores e artistas, influenciou quadrinhos, animação, cinema e games. Certamente continuará influenciando novos autores e novas mídias por muito tempo. Pensando nisso o Laboratório Espacial reuniu a opinião de profissionais da arte sequencial (e áreas correlatas) a respeito do Mestre, da Lenda, do Rei Jack Kirby, seu trabalho, sua obra e sua influencia. 


"A influência do Jack Kirby não fica só no âmbito das HQs, ele hoje é a influencia na arte visual em geral; coisas como a estilização gráfica tão específica e uma narrativa sem igual, de forma consistente leva os olhos do leitor por suas páginas. Tudo que vemos na cultura pop hoje baseia-se nas ideias de Kirby, não importa o trabalho que ele tenha feito pra mim o cara é único: cada vez que passo os olhos por um trabalho dele me incentiva cada vez mais fazer quadrinhos, aprender e evoluir no meu trabalho."
Débora Caritá (Desenhista)
 Depoimento cedido com exclusividade para o Laboratório Espacial


"Dinamismo! Essa palavra sintetiza, em grande parte, a influência de Kirby no mundo dos Comic Books. Não refiro-me à superfície (no que concerne ao desenho da figura humana), mas à estrutura: Poses, disposição de manchas escuras, emprego de sinais gráficos (estilização de linhas de impacto, linhas cinéticas, linhas de movimento), diagramações e tantos outros recursos. Para esmiuçar e fazer jus a isso, não cabe um par de parágrafos. Portanto, vou me ater ao seguinte: Se ainda não consegui demonstrar-lhe o porquê da importância e influência de Jack (The King) Kirby, se não fui capaz de clarificar a realeza que coroa um dos nomes mais respeitáveis da indústria, permita-me lembrar-lhe, ó reticente leitor, tão somente disto... Jack Kirby criou DARKSEIDE. E, se você não tem respeito por isso... Deveria ao menos ter medo!
Diêgo Silveira (Jornalista, Ilustrador, Prof de Desenho e Quadrinhos) 
Depoimento cedido com exclusividade para o Laboratório Espacial 


 
Talvez você conheça o tamanho da influência de Jack Kirby, talvez não, mas é bem possível que tenha se divertido com algum episódio da versão animada do Universo DC capitaneado por Bruce Timm, certo? Pois bem, Timm já revelou que na hora de melhorar um personagem, sempre se perguntava como Jack Kirby faria. Preciso dizer mais?"
Dennis Rodrigo Oliveira
(Publicitário, Ilustrador, Autor e Editor de Quadrinhos) 
 Depoimento cedido com exclusividade para o Laboratório Espacial 


"Kirby foi um daqueles poucos quadrinistas que podemos chamar de gênio.  Sua força criativa  de pensar e fazer o diferente em momentos de sua carreira profissional  nos quadrinhos,  são fatos incontestes de sua genialidade criadora. Kirby durante sua vida criou conceitos, personagens e sofisticou com propriedade a narrativa de quadrinhos de super-heróis, ao introduzir o conceito da cena de ação/dramática em suas paginas, que transformavam assim suas paginas em verdadeiras cenas filmadas, que geravam no leitor uma alta carga de adrenalina jamais vista antes."
Eduardo Silva Pereira
(Cineasta, Escritor, Pesquisador de Cinema e Quadrinhos, Colecionador, Diretor da Biblioteca Dolor Barreira e da Gibiteca de Fortaleza)
Depoimento cedido com exclusividade para o Laboratório Espacial




 
"A Marvel, a DC Comics e, basicamente, toda a era moderna dos quadrinhos de super-heróis têm uma grande dívida para com Jacob Kurtzberg, mais conhecido como Jack Kirby.
Um visionário surpreendente, “O Rei” não inventou o gênero dos super-heróis, mas sem dúvida alguma, o aperfeiçoou de forma que os ecos de sua contribuição à cultura popular mundial reverberam até hoje, mais de duas décadas após sua morte.
Minha infância, embora na época eu ignorasse este fato, foi permeada pela presença de Jack Kirby. Do capitão América à Darkseid, sua assinatura visual ímpar, capaz de induzir a ideia de cor, mesmo em desenhos preto e brancos, inundou minha imaginação com um oceano quase psicodélico de formas e estilo." Ainda mais espantoso do que a força e beleza de seu trabalho é considerar a insana velocidade com que era produzido.
Viva o Rei!

Fernando Lima
(Jornalista, Designer, Ilustrador Autor e Editor de Quadrinhos, Co-Editor do Laboratório Espacial)
Depoimento cedido com exclusividade para o Laboratório Espacial 





"Em franco contraste com as cenas dinâmicas de ação que colocava em seus inesquecíveis trabalhos, Jack foi um dos criadores mais gentis e agradáveis que tive o prazer de conhecer".
Jim Lee
(Editor e Desenhista)
Depoimento cedido a Wizard Magazine.






"A Força de Kirby vai além dos painéis. Primeiro porque seus personagens extrapolavam os formatos regulares dos quadros e páginas, depois porque foi essa imensa força que o retirou do gueto e o levou a ser respeitado e amado por celebridades do mundo inteiro. Kirby conhecia o desenho a ponto de refazer e recriar formas e regras. Em suas várias fases de trabalho é possível perceber novas experiências novas ousadias. Kirby evoluiu o estilo dentro do estilo, evoluiu a linguagem e a forma sem perder a essência, sem perder a legibilidade. Impacto, ação, velocidade são palavras que surgem sempre que lembramos o trabalho de Kirby e junto com essas podemos acrescentar sensibilidade, visão e transcendência."
JJ Marreiro (Editor-Chefe do Laboratório Espacial e Autor de Quadrinhos)
Depoimento cedido com exclusividade para o Laboratório Espacial



"Quando se pensa em quadrinhos, o nome Jack Kirby, o Rei da Nona Arte, é essencial.
Ele é como Orson Welles no cinema, Shakespeare na dramaturgia, Picasso na pintura, Burle Marx no paisagismo, Gaudí na arquitetura... O caminho aberto por Kirby (com seu traço vigoroso e cenas de ação que pulavam da página) deu o tom que a indústria seguiu por décadas.
Em tempos atuais, quando o caráter das pessoas (inclusive de muitos artistas) anda meio nas trevas, Kirby mostrava-se um herói tanto na prancheta (quando desenhava quase 100 páginas mensais, um recorde inalcançável) quanto fora dela.
São notórios seus atos de bravura quanto serviu na Segunda Guerra Mundial e arriscou a vida várias vezes. Mas ele também era todo retidão nos bastidores: quando foi para a DC, Kirby preferiu trabalhar numa revista secundária, e que não tinha artista fixo, só para não tirar o emprego de ninguém.
Coisas assim é que tornam sua majestade eterna."

Manuel de Souza  (Editor da revista Mundo dos Super-Heróis)
Depoimento cedido em exclusividade para o Laboratório Espacial 


"O Kirby é minha principal influência. Foi por causa dele que eu quis desenhar qualquer coisa. Claro que existem outras influências, mas sem dúvida a dele é a maior.
bom.. pra mim o entendimento da dinâmica de composição do gênero super-herói veio do Kirby.. a maneira como ele construiu uma composição de quadros ainda é a grande fonte dos desenhistas.. mesmo que eles não saibam disso. Pra mim existia uma dinâmica de composição de cena, de dinâmica de cena... de linguagem gráfica de cenas de ação, vieram do trabalho dele.. na minha opinião se fazia quadrinhos de ação antes do Kirby e depois do Kirby. não é só a questão de estilo de desenho.. mas de como se entende a construção de uma cena de ação.. claro que ele tem influência também.. que vieram desde Michelangelo até Alex Raymond por exemplo.. na estruturação de uma dinâmica de cena.. mas acho que foi ele que entendeu e estruturou melhor isso na linguagem de quadrinhos e tal.. isso na minha opinião, claro."

Marcelo Campos
(Diretor da Quanta Academia de Artes e Autor de Quadrinhos)
Depoimento cedido com exclusividade para o Laboratório Espacial



" Resquícios nos traços de artistas, há pouco. A não ser quando alguém quer imitar o estilo do Kirby para uma homenagem ou para dar um toque retrô em uma narrativa. Mas influência na indústria? Acho que o trabalho de Kirby está por toda parte.
Seja porque ele criou o estilo épico de narração nos quadrinhos de super-heróis, que ainda dá a tônica do mercado, seja na narrativa ágil. Ou até nos próprios personagens. Quase tudo que se faz no universo Marvel hoje ainda é herança do trabalho do Kirby no início (assim como do Lee, claro). O filme da Liga da Justiça deveria se chamar "Liga da Justiça contra um monte de coisas que Jack Kirby criou".

Maurício Muniz
(Jornalista, Editor de Quadrinhos e Livros e Tradutor) 
Depoimento cedido com exclusividade para o Laboratório Espacial 
 



"Jack Kirby foi um dos maiores artistas de nosso tempo e não me refiro só aos quadrinhos, mas a arte em geral. Seu gênio criativo vai continuar inspirando artistas por muitas gerações."
Mike Deodato
(Desenhista e Autor de Quadrinhos)
Depoimento cedido com exclusividade para o Laboratório Espacial  


 


"Jacob Kurtzberg, mais conhecido como Jack Kirby, foi um dos mais influentes artistas na história das HQs. Ao lado de Stan Lee foi um dos arquitetos do Universo Marvel, tendo criado em parceria com o roteirista os principais heróis da casa participando inclusive dos roteiros.  Entre suas contribuições técnicas vale destacar, criou os Splash Pages e  as Double-Page Spread (páginas de um único painel e páginas duplas) além dos Kirby Crackle que retrata grandes massas de energia."
Ricardo Quartim
(Jornalista, Escritor, Apresentador do Videocast DROPS Ricardo Quartim)
Depoimento cedido com exclusividade para o Laboratório Espacial



"Quando eu era garoto, um dia vi uns quadrinhos em que os personagens eram meio "quadradões", com mãos enormes e sempre em poses heroicas. De cara, não me conquistaram, mas fui aprendendo a gostar mais e mais. Na época, nem me ligava nos autores das histórias. O tempo passou, o interesse pelos quadrinhos aumentou e eu descobri que Jack Kirby era diferente dos demais. E virei fã. Incondicional. Suas tomadas de cena são atuais até hoje. E seu estilo pode ter muitos seguidores, mas é praticamente inimitável. Vida longa ao Rei."
Sidney Gusman
(Editor-Chefe UniversoHQ.com, Planejamento Editorial Mauricio de Sousa Produções)
Depoimento cedido com exclusividade para o Laboratório Espacial



"Nunca houve um artista que tenha procurado Jack em busca de algum conselho ou ajuda e que ele tenha negado"
Stan Lee (Editor e Roteirista)

Depoimento cedido à Revista Wizard







"Eu escrevi uma Graphic Novel chamada The Dreamer na qual Jack Kirby aparece e ele disse pra um amigo nosso: "Acho que o Will não gosta de muito mim" (risos). Ele sempre me chamava de "Chefe"(risos). E eu dizia: Jack nós somos homens velhos agora, você não tem mais que me chamar de "Chefe". "Não", ele dizia, "você continua sendo meu Chefe" (risos)."
Will Eisner (Editor e Autor de Quadrinhos)
Depoimento cedido à Revista Jack Kirby Colector

 


"Jack Kirby foi uma força criadora importantíssima para o universo das histórias em quadrinhos em especial aos super-heróis. A Marvel que conhecemos hoje nos cinemas está totalmente alicerçada nos personagens que ajudou a criar juntamente com Stan Lee. Duas mentes brilhantes, na minha opinião, um não poderia existir sem o outro."
Will Sideralman (Ilustrador, Designer, Autor de Quadrinhos)
Depoimento cedido com exclusividade para o Laboratório Espacial
http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2017/05/jack-kirby-100-anos.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário