quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Laboratório Espacial na Feira Livre de Quadrinhos (Edição Extra) - COMO FOI?!





O dia 19/02/2017 segundo a meteorologia prometia chuva. De fato choveu, e também choveu quadrinhos, promoções, papos legais, amigos se reencontrando, gente nova descobrindo quadrinhos antigos e gente antiga descobrindo quadrinhos novos. Assim é a Feira Livre de Quadrinhos, um evento que começou com um grupo de amigos reunidos para vender e trocar quadrinhos. Esse encontro de amigos que teve origem bastante informal tem evoluído para se tornar um dos mais importantes e influentes eventos de cultura pop do Estado do Ceará. Ainda há muito para crescer e melhorar, mas a equipe de organizadores tem se empenhado aprimorar as atrações e serviços um pouco mais a cada versão. Prova disso foi o batismo de fogo do "Artist Alley" renomeado para Espaço Al Rio, em homenagem a um dos maiores artistas de quadrinhos do Ceará.

O Laboratório Espacial — selo editorial criado para produzir, experimentar, explorar, investigar e difundir quadrinhos e cultura pop — esteve presente nesta versão da FLQ com um stand cheio de atrações. Desde o material produzido e editado por Fernando Lima, JJ Marreiro e seus parceiros (como a Editora Quadrinhópole, o escritor Gian Danton e o cartunista Antonio Eder), artigos como cards, prints e quadrinhos Marvel, DC etc. Os quadrinhos estavam disponíveis no stand graças à parceria com a Gibiteria Fanzine (Rua  Pedro I, 583, centro, Fortaleza-CE).

Lotado do início ao fim do evento o espaço do Laboratório Espacial teve também: desenho ao vivo, avaliação de portfólio e a presença dos cosplayers Kamila Teixeira, Wingraty Kelly e Felipe Couras que trouxeram Spider Gwen, Harley Quinn e Coringa para próximo dos fãs de quadrinhos.
O Laboratório gostaria de registrar alguns agradecimentos a pessoas que foram responsáveis pela magia que cercou a Edição Extra da FLQ: Elisandro Pinho, Jean Sinclair, Mel Haizel, Diêgo Silveira Maia, Felipe Couras, Wingraty Kelly e Kamila Teixeira. E em especial o agradecimento vai para todos os fãs, amigos e visitantes que deram uma passadinha no nosso stand e ajudaram a elevar o nível das boas energias que fluíram nesse dia tão especial que foi A Feira Livre de Quadrinhos Edição Extra.



serviço: A Feira Livre de Quadrinhos do Ceará
Praça Luíza Távora, Av. Stos Dummont, 1589
Fortaleza-CE

Veja abaixo alguns clicks do evento.


























































































































Para saber mais sobre a Feira Livre de Quadrinhos clique aqui e visite a fanpage do evento no Facebook.

Veja mais material do Laboratório relacionada a cosplays clicando nas imagens:

http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2011/03/cosplays-materializando-os-sonhos.html












http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2015/12/cosplayando.html


http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2011/04/os-herois-z-de-carne-e-osso.html








































sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Beto Foguete encontra Flash Gordon !











Em Fortaleza-CE, um evento muito especial tem ganhado espaço na comunidade de apreciadores de cultura pop: A Feira Livre de Quadrinhos. Surgido da necessidade de um espaço livre para troca e venda de Quadrinhos, CDs, DVDs, Toys e Action Figures, o evento passou a ser realizado numa das praças mais tradicionais da cidade, a Praça Luíza Távora (Av. Santos Dummont, 1589) onde também se localiza a Central de Artesanato do Ceará.

Uma das características da Feira Livre de Quadrinhos é sua conexão com a Cidade, com o Estado e com valores regionais. A cada edição uma equipe de artistas convidados é apresentada a um tema, e as artes elaboradas nessa iniciativa se tornam camisetas compondo também uma exposição no local do evento. A temática desta décima primeira versão foi Crossovers na Cidade. Personagens brasileiros e estrangeiros deveriam ser retratados em pontos turísticos de Fortaleza.




Beto Foguete (criação de JJ Marreiro), representando o Brasil encontrou o mundialmente famoso Flash Gordon (de Alex Raymond), ambos heróis espaciais, encontraram o caminho para este Crossover graças ao Farol Velho do Mucuripe. O Farol, construído em 1840 por mãos escravas, guarda um pedaço importante da história do Ceará tendo inclusive abrigado por muito tempo o Museu do Jangadeiro e posteriormente o Museu do Farol.



Beto Foguete é uma das várias criações de JJ Marreiro, cartunista e ilustrador que atua na área desde 1991. Três vezes vencedor do HQMix (com a publicação do Manicomics) e constando inclusive na Enciclopédia dos Quadrinhos, Marreiro criou Beto Foguete inspirado em Buck Rogers, Flash Gordon e Super Robin Hood do Espaço. Levado ao futuro contra sua vontade o personagem descobre que sua presença ali evita uma grande catástrofe e para assegurar um melhor destino para seu Planeta, Beto resolve seguir sua vida nesta nova linha de tempo. As aventuras do personagem, embora possuam um nexo cronológico, são autocontidas e podem ser lidas e qualquer ordem.


Flash Gordon, o personagem espacial de Alex Raymond, surgiu como resposta ao sucesso da tira de Buck Rogers ganhando mais longevidade e repercussão que seu concorrente original, seja pela intensidade de suas aventuras, seja pela arte impressionante de Alex Raymond.

A XI Feira Livre de Quadrinhos ocorrerá em Fortaleza-CE, na Pça Luíza Távora, Av. Stos Dummont, 1589, reunindo artistas e colecionadores. O espaço para venda e troca de Revistas em Quadrinhos e artigos colecionáveis é livre e gratuito. Os artistas que quiserem reservar mesa entrem em contato via facebook (link no fim da matéria). O evento vai de 13h às 18h.

MAIS:
O Farol Velho - Fortaleza Nobre 
JJ Marreiro Profile e Portfólio online
Flash Gordon.com

Flash Gordon e outras animações
no tema Sword Planet

Heróis do Espaço
Super Robin Hood do Espaço
Feira Livre de Quadrinhos
O Astronauta (de Maurício de Sousa) por Gian Danton e JJ Marreiro


BETO FOGUETE
Episódio: Entre Monstros e Deuses

Episódio: Malígno Desertor

Episódio: O Paradoxo Darwin